terça-feira, 11 de janeiro de 2011





Dicas para manter o corpo hidratado durante a estação mais quente do ano
.

No verão, com a temperatura mais elevada, o nosso corpo elimina mais líquido do que em outras épocas do ano, através do suor. O suor é composto de água e sais minerais e, devido a isto, a perda desses dois componentes aumenta nesse período.

O ideal é a ingestão de dois litros de água por dia. No entanto, no verão, pelo excesso de suor essa necessidade pode aumentar. E algumas observações são importantes para determinadas fases da vida.

Durante a fase adulta, a sensação de sede é o principal indício de que o corpo necessita da reposição de água. Tomando água ou outros líquidos sempre que sentir sede, provavelmente a pessoa se manterá devidamente hidratada.

Já com crianças, os cuidados devem ser maiores, pois eles não conseguem expressar que estão com sede. Assim deve-se oferecer água à criança durante todo o dia a intervalos regulares. Recém nascidos amamentados com leite materno, geralmente, não necessitam de reposição com outros líquidos.

Igualmente, os idosos são um grupo que necessita atenção especial. Além de possuírem uma reserva de líquidos menor, fazendo com que uma mínima perda seja significativa, não têm a percepção da necessidade de hidratação e não costumam pedir água.

Uma maneira fácil para garantir a hidratação do idoso é sempre manter um copo ou até uma garrafinha com água exclusivamente para ele, ao seu lado, garantindo que tenha acesso fácil à mesma. E, além disso, os familiares ou cuidadores devem estar atentos para lembrá-lo de ingeri-la.

Mas, não é somente a água a responsável pela hidratação. Quase todos os alimentos que se ingere no dia a dia, como carnes, arroz, feijão, legumes, verduras e frutas, têm parte da sua composição em água. Por isto, ao pensarmos em hidratação, o consumo desses alimentos também está incluído no cálculo do volume diário de líquidos ingeridos. Além da água é bom incluir sucos ou isotônicos para que pratica atividade física.

É necessário ficar atento aos sintomas da desidratação, afinal os cabelos, unhas e pele precisam, primeiro, de água por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário